Quest Log #11: Um dos melhores Mega Man já feitos!

Street Fighter X Mega Man
Desenvolvedor: Seow Zong Hui
Publicadora: Capcom
Plataforma: PC
Gênero: Ação, Plataforma
Lançamento: 17 de Dezembro de 2012







Algum fã teve a ideia genial um dia de misturar dois gigantes da Capcom.  O resultado foi uma verdadeira obra-prima e um dos melhores jogos de Mega Man que já joguei até hoje. Sério, esse jogo é um daqueles que você vê e pensa: "como alguém nunca teve essa ideia antes?", e o que começou como um fã game foi lançado de maneira oficial pela própria Capcom celebrando os 25 anos das franquias, em 2012. Atitude louvável da empresa, inclusive.

Você diria não para esse Blanka simpático?
Seria ótimo se todas as empresas de game prestassem um suporte maior aos fã games e não simplesmente cancelassem projetos tão promissores, como tantos que se veem internet afora. Claro, há a questão da propriedade intelectual e direitos autorais e sim, essas empresas estão corretas em proteger seus personagens. Mas vamos pensar um pouco fora desse contexto: não seria extremamente benéfico para as próprias empresas se elas pegassem esses desenvolvedores e tivessem uma conversa amigável, talvez até os chamando para integrarem suas equipes e assim gerar até lucro com o apoio e o lançamento desses jogos? Projetos maravilhosos, que às vezes demoram anos para serem lançados, feitos com o suor de apenas uma pessoa e que são jogos de peso, são cancelados e a justificativa das empresas é justamente proteção de propriedades. E isso não barra a pirataria, pelo contrário, de certa forma até ajuda, porque com isso o jogo ganha destaque e é aí que as pessoas vão atrás mesmo.

Se as empresas seguissem o exemplo que a Capcom fez com SF X MM, seria benéfico para todos: para a empresa, que teria lucro e nem precisaria fazer esforço (já que muitos fã games são feitos com dedicação e paixão), para o próprio desenvolvedor, que teria reconhecimento na indústria e talvez até ganhasse um contrato dentro da própria empresa e para os jogadores, que teriam ótimos títulos à disposição. Mas falar sobre isso é fugir um pouco da análise, então vamos à ela!


"Dá Hadouken, Mega Man!"

Assim como qualquer título original de Mega Man, esse aqui segue aquela fórmula clássica da série. Temos aqui 8 chefes, no caso 8 lutadores da série Street Fighter, cada um com seus poderes e fraquezas. Temos aqui lutadores clássicos, como Ryu, Blanka e Chun-Li e outros mais recentes na série, como Crimson Viper, Urien e Rose. O interessante aqui é que as fases são todas temáticas, com relação ao chefe e os poderes são as habilidades dos próprios lutadores. Então, assim como em Mega Man X, aqui o robozinho também manda aquele Hadouken. As fases também possuem inimigos próprios e são relativamente fáceis. O bicho pega mesmo nas fases finais, onde o desafio aumenta de forma exponencial (experimente passar do Boss Rush sem E-Tank).

Em SF X MM, o robozinho pode dar slide e carregar o buster, e o cachorro Rush só dá as caras em uma fase (que por sinal, é uma fase que simula um Shmup, bem legal!), não ajudando Mega Man de mais nenhuma maneira. A versão 2.0 do jogo também traz a funcionalidade de passwords, que ajuda a gravar seu progresso, facilitando a progressão.


Chefes secretos e música ao melhor estilo 8-bits!

Quer enfrentar Akuma e Sagat? Se prepare para uns Perfects!
É possível ainda desbloquear alguns segredos do jogo, como os chefes secretos Akuma e Sagat., mas para isso é preciso suar a camisa e conseguir alguns "perfects" seguidos. Sim, quando você vence um boss com a barra de energia cheia, o jogo manda aquele "Perfect" bonito na tela! Aqui é possível ver o que se deve fazer para desbloquear os chefes secretos, além de uns truques pra tornar a jogatina mais divertida.

A música do jogo é uma sacada incrível, porque além do tema das fases corresponder aos chefes, as músicas também são os temas das fases dos lutadores, refeitas em 8-bits. O desenvolvedor trouxe tudo o que um fã de ambas as franquias poderia esperar de uma homenagem assim.
O jogo não é tão difícil, como eu disse o bicho pega mesmo na parte final. As fases são relativamente fáceis e as lutas contra os bosses são bem divertidas. Se lembre de estocar uns E-Tanks, eles vão ser muito úteis no fim!


Digo que esse jogo é obrigatório pra quem curte Mega Man, Street Fighter ou ambos. As fases são divertidas, o jogo é muito bem feito e os temas casam perfeitamente com os lutadores e tudo foi feito ao estilo clássico de Mega Man. Mais que recomendado!



- Retro Quest status:
Total de jogos: 12/569
Jogos de PC finalizados: 1/54
Street Fighter X Mega Man: Recomendado para fãs das franquias

Acompanhe a Quest! 
Acesse também meu Backloggery!
Perfil no Alvanista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quest Log #05: Corações e missões!

Quest Log #12: O primeiro ícone de sucesso da Nintendo!

Quest Log #02: Um título de robôs gigantes indispensável do Nes!