Quest Log #12: O primeiro ícone de sucesso da Nintendo!

Super Mario Bros.
Desenvolvedora: Nintendo
Publicadora: Nintendo
Série: Super Mario
Plataforma: Nes, Disk System, Game Boy Color, Game & Watch, Super Nintendo
Gênero: Plataforma
Lançamento: 1985 (JP e NA)





Um clássico absoluto da história dos videogames. Poderia até encerrar esse texto com essa frase, porque Super Mario Bros. é exatamente isso. Um jogo revolucionário, que estabeleceu uma fórmula para um novo gênero de jogo que estava por vir: os jogos de plataforma. Não pude jogar esse clássico na infância, apenas por emuladores. Jogando hoje em dia pode parecer um jogo simplório, sem muita criatividade. Mas SMB é um jogo genial, em todos os aspectos. E isso se deve à genialidade de duas grandes cabeças da Nintendo na época.


Miyamoto, Tezuka e o nascimento de um ícone

O ano era 1985 e o a indústria havia acabado de sofrer o grande crash de 83. A Nintendo chegou ao mercado de consoles trazendo experiências inovadoras para os jogadores, mas foi nesse ano específico de 85 que todo o mundo viu o surgimento de uma revolução. Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka começaram a desenvolver mais um jogo para o console. Inicialmente ele seria um jogo de tiro, mas a dupla resolveu utilizar o personagem do jogo Donkey Kong, o simpático Jumpman, para ter seu título próprio. Já que DK era um jogo de plataforma de tela única, então o jogo do novo mascote seria de plataforma também, mas não de tela única. Foi aí que surgiu o conceito de jogos com rolagem de tela lateral, junto com um dos títulos mais vendidos de toda a história: Super Mario Bros. Graças a Miyamoto e Tezuka, testemunhou-se o surgimento de um jogo, um embrião para uma franquia de sucesso e um novo gênero. Koji Kondo foi o responsável pela trilha sonora do jogo, a qual é lembrada e reproduzida até os dias de hoje, das mais diversas maneiras e nas mais variadas mídias.
Os "pais" do Mario: Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka


Clássico desde os power-ups até o level design!

Acho que todo mundo já deve ter jogado ou pelo menos assistido alguém jogar Mario ou algum clone. A jogabilidade é a mais clássica possível, onde o encanador pula em inimigos para derrotá-los, ou lança bolas de fogo graças ao poder da Fire Flower. Aliás, em SMB só haviam 3 power-ups disponíveis, e que se tornaram verdadeiros símbolos da franquia: o cogumelo, a flor e a estrela. Com isso, o bigodudo deve passar por 8 mundos diferentes atrás de resgatar a princesa Peach, sequestrada pelo vilão Bowser (aquela veeelha história...) e transformar de volta os habitantes do Reino do Cogumelo, que foram transformados em blocos. É, além de Yoshis, Mario também gosta de matar pessoas transformadas em blocos...

O level design de SMB é algo genial. Logo na primeira fase, o jogo lhe ensina tudo o que você deve fazer para chegar ao fim, sem usar uma linha de tutorial. Isso estabeleceu a base para futuros jogos da franquia, que usam desse mesmo artifício de tutorial interativo. A trilha e os efeitos sonoros são clássicos, e todo mundo já deve ter ouvido a música da primeira fase em algum momento. Ao final de cada mundo, na quarta fase, Mario entra em um dos castelos do vilão Bowser atrás da princesa. Pode esperar muitos obstáculos de lava e fogo, e escassez de recursos. Passar para o próximo mundo é um desafio para nosso encanador.


Física estranha?

O problema que eu vejo no jogo, não é nem por falha de level design nem nada do tipo, mas sim por causa da escassez de recursos da época. Apesar de genial, SMB é um jogo de 33 anos atrás, e sua jogabilidade está de certa forma "vencida". Jogando hoje em dia, quem está acostumado com títulos mais fluidos e um controle mais preciso dos jogos do bigodudo, vai estranhar bastante e demorar a se acostumar com a jogabilidade do primeiro. Os pulos devem ser precisos, e são muito difíceis de controlar. Qualquer deslize você vai parar direto num buraco, e aí adeus vidas. Como o pulo é difícil de ser controlado, às vezes é praticamente impossível desviar de inimigos que aparecem na tela e é bem fácil de não alcançar alguma borda e cair em um precipício. Desviar dos martelos dos Hammer Bros, então...
Buracos: seus maiores inimigos!

Pode parecer choro de noob, mas na verdade é apenas um alerta. Quem nunca tiver jogado e for jogar hoje, pode ter que passar um tempo pra se acostumar com a dinâmica dos pulos e a física do jogo. Fora isso, finalizar é tranquilo. O jogo lhe dá 5 vidas e coletando 100 moedas, 1 a mais. E quando acabam as vidas, o jogador volta à primeira fase daquele mundo, e não o jogo todo. Fora que ainda tem as famosas Warp Zones escondidas nas fases de caverna, deixando o processo de chegar ao fim mais rápido. Com isso, o jogo é de médio pra difícil, demora um tempo pra se acostumar. E quem dá valor a gráficos mais bonitos, recomendo jogar a versão do Super Mario All-Stars, a coletânea que foi lançada para o Snes. A jogabilidade é a mesma, mas o jogo recebeu um tapa no visual e ficou mais agradável esteticamente.


SMB com certeza é um dos jogos mais importantes da indústria e se não fosse por ele, talvez nem existissem outros jogos de plataforma famosos por aí. Pra mim, é um clássico atemporal, basta levar em conta a idade do jogo e se acostumar com sua dinâmica. Com isso, Super Mario Bros. é diversão garantida.



- Retro Quest status:
Total de jogos: 13/568
Jogos de Nes finalizados: 3/75
Super Mario Bros: Recomendado pra quem tem curiosidade de conhecer melhor esse ícone

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