Quest Log #10: Velocidade desenfreada em 16 bits!

Sonic the Hedgehog
Desenvolvedora: Sonic Team
Publicadora: Sega
Série: Sonic the Hedgehog
Plataforma: Mega Drive, Master System, Game Gear, Game Boy Advance, Nintendo 3DS
Gênero: Plataforma
Lançamento: 23 de Junho de 1991 (NA)




O ouriço azul da Sega atualmente é um dos personagens mais icônicos da história dos videogames. Também não é pra menos, lá no início dos anos 90 foi o único mascote que conseguiu peitar o já consolidado encanador bigodudo da Nintendo. Desde então, até os dias atuais, Sonic continua recebendo jogos e fazendo sucesso, levando consigo uma legião de fãs apaixonados.

Dentre esses fãs estão meus irmãos. Antes de ter meu Super Nintendo, eu jogava vez ou outra no Mega Drive dos meus irmãos (isso quando eles estavam de bom humor e permitiam) e como todo fã do ouriço, em casa tínhamos os 3 jogos de Sonic do Mega. Adorava jogar o modo versus do Sonic 3 com eles e não conseguia fazer muito progresso no jogo, pois na época era muito novo ainda, mas lembro que gostava bastante do Sonic 3 e da Angel Island Zone. O primeiro título da série só fui finalizar mesmo muitos anos depois, jogando no Mega de um amigo, já que o de casa tinha quebrado e meu irmão mais velho deu um fim no console. Lembro que passamos um final de semana inteiro jogando pra poder finalizar o jogo, mas quando finalmente conseguimos, a sensação foi ótima. Sempre preferi mais o mascote da Nintendo do que o da Sega, mas é inegável que o primeiro título do ouriço é um clássico absoluto.


Sega x Nintendo

O ano era 1991 e o Mega Drive (Genesis em terras norte-americanas) já havia sido lançado há 2 anos.
O console de 16 bits da Sega já fazia bastante sucesso com sua capacidade de processamento superior e a Nintendo se viu obrigada a dar uma resposta à altura lançando seu Super Nintendo e iniciando a famosa "guerra dos consoles". Mario já era uma unanimidade em jogos de plataforma e um mascote que era a identidade da Nintendo. Com isso, a Sega também precisava de uma identidade visual. Algo mais arrojado, descolado, que atrairia crianças e jovens também. Foi aí que nasceu um rival à altura de Mario: o ouriço Sonic.

Usando o lema "Gotta go fast!", Sonic foi lançado para o Mega Drive no meio de 1991, prometendo velocidade nunca vista em um jogo de videogame e mostrando o mascote radical da Sega. A competição permanece até hoje e muita gente prefere um mascote ao outro, gerando termos conhecidos como "nintendista" ou "seguista", apesar de atualmente o cenário ser completamente diferente, com a Sega já fora do mercado de hardware há bastante tempo e inclusive fazendo jogos para a própria Nintendo. Parece que a rivalidade acabou e permanece apenas na cabeça dos fãs mesmo...
Concept art do ouriço. No início, ele seria um coelho!

Gotta go... slow?

Marble Zone: esperar, esperar... e esperar mais um pouquinho
A premissa do jogo do ouriço é um título de plataforma onde o jogador pode alcançar velocidades
surpreendentes. Os elementos clássicos de um jogo de plataforma estão aqui: moedas para coletar (argolas, no caso), power-ups que ajudam o personagem, pular nos inimigos e o clássico "pegue 100 alguma coisa e ganhe uma vida".Acontece que a premissa do "gotta go fast!" é algo realmente incrível e inovador, mas será que bem executada?

Vamos à primeira fase do jogo: Green Hill Zone. Cenário belíssimo, cores vivas, uma música maravilhosa (e icônica, por sinal). O Sonic Team fez milagres com o hardware do Mega para criar tamanha obra. Fora que a fase é enorme e totalmente aberta, perfeita para nosso ouriço correr à vontade e se fartar de argolas. Beleza, a primeira fase é um espetáculo e a empolgação está a mil. Aí chegamos na segunda fase, Marble Zone. Logo de cara, o jogador começa a correr, naturalmente, para... se deparar com um rio de lava com plataformas em cima? Ué, cadê a fase livre pra correr? Mas tudo bem, afinal é um jogo de plataforma, e pular plataformas faz parte disso, naturalmente. Só que aí a fase avança e o jogador se vê preso em uma caverna fechada, tendo que esperar plataformas para atravessar a lava e esperar os obstáculos saírem da frente para prosseguir (e alguns, como as correntes com espinhos que caem do teto, demoram uma eternidade para sair da frente e o jogador poder prosseguir)! Peraí, esperar? Eu quero mais é botar o ouriço pra correr e explorar a fase inteira! Cadê aquela sensação maravilhosa de liberdade da Green Hill Zone? Porque "esperar" num jogo cuja premissa é a velocidade frenética? Pra mim, o jogo se perde naquilo que ele mesmo propõe. E a Marble Zone não é a única fase que oferece esse ambiente claustrofóbico. A Labyrinth Zone também é um pesadelo nesse sentido, só que pior: com água!

Labyrinth: o resumo de toda a sacanagem do jogo em uma fase
E não para por aí, o jogo é extremamente desleal com o jogador em algumas partes, colocando obstáculos e inimigos que aparecem DO NADA para arrancar as preciosas argolas do jogador. "Ah, mas é um jogo de plataforma, Mario também tem isso e o jogador tem que jogar atento mesmo aos detalhes". Sim, tudo bem, eu até concordo com isso. Porém é impossível raciocinar direito e tomar uma decisão rápida quando o maldito ouriço está correndo desembestado pela fase! Se a premissa do jogo é velocidade, porque punir o jogador quando ele a usa? Isso não faz sentido algum. Perdi as contas de quantos rages eu dei por conta de espinhos, inimigos, bolas de aço e todo tipo de obstáculo que surge do nada nas fases, me fazendo morrer. Sonic pode ser um clássico, mas não está imune a críticas não. Fora que as fases bônus para coletar as Chaos Emeralds são um verdadeiro pé no saco aqui, haja paciência pra coletar todas hein?


Um deleite para os olhos e os ouvidos!

Ah, Green Hill, sua linda!
Mas nem tudo são espinhos (e acredite, o jogo tem muitos espinhos mesmo) nesse título clássico. Sonic é o que é até hoje de forma merecida. É inegável que os cenários do jogo são espetaculares e o personagem é extremamente carismático. A trilha sonora é fantástica, e o tema de Green Hill é uma das melhores trilhas da história dos videogames. Mas não só isso. Apesar de todos os problemas, o level design desse jogo é espetacular, as fases são enormes e cheias de caminhos e passagens alternativas. Uma partida nunca vai ser igual à outra, pois é muito legal quando se acha um caminho diferente para prosseguir na fase.

Cada fase é dividida em três atos, onde o terceiro guarda um chefe no final. Todos os chefes do jogo são o famoso Dr. Robotnik (me recuso a chamar de Eggman) em alguma máquina diferente. Os chefes são bem fáceis, o problema maior são as fases mesmo. No geral, o jogo é médio pra difícil, mais por conta das sacanagens que o jogo traz mesmo. Quem curte o ouriço que me desculpe, mas foi essa a impressão que eu tive ao jogar, e eu sempre me proponho a fazer uma análise honesta.


Apesar de tudo, Sonic é um clássico absoluto e um ícone dos videogames. Quem não jogou ainda (se é que existe alguém no universo que ainda não tenha jogado), eu recomendo que jogue. É uma experiência de jogo de plataforma completamente diferente. E a trilha sonora então... é de passar dias cantarolando as músicas. Sem dúvida, o ouriço merece ser o ícone que é hoje.



- Retro Quest status:
Total de jogos: 10/563
Jogos de Mega Drive finalizados: 1/52
Sonic the Hedgehog: Recomendado

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