Quest Log #05: Corações e missões!

Kingdom Hearts 358/2 Days
Desenvolvedora: h.a.n.d
Publicadora: Square Enix
Série: Kingdom Hearts
Plataforma: Nintendo DS
Gênero: Action RPG
Lançamento: 29 de Setembro de 2009 (NA)






Pode-se dizer que 358/2 Days é um tanto... diferente dos outros títulos da franquia. Isso não significa que o jogo seja ruim, apenas que seu estilo difere de outros jogos de KH. Confesso que fiquei um pouco com o pé atrás antes de jogar esse aqui, porque vi muitos comentários pela internet de jogadores dizendo que as missões do jogo eram chatas e que o estilo não combinava com Kingdom Hearts. Bom, algumas missões são realmente chatas mesmo, como todo jogo que tem suas partes boas e ruins. Mas no geral, eu gostei bastante desse título portátil, que tem inovações nas mecânicas e um enredo muito bem desenvolvido no decorrer do jogo.


Roxas e a Organização

A história de 358/2 Days se passa entre KH 1 e 2, no período em que Sora está adormecido. No jogo, controlamos Roxas, que seria o "Nobody" (pessoas que não possuem coração) de Sora e que faz parte da Organização XIII, apesar dele próprio não se lembrar como chegou ali e como ele é capaz de controlar uma keyblade. No decorrer do jogo, Roxas faz amizade com Axel e Xion, dois outros membros da organização e tenta descobrir quais são os propósitos da misteriosa Organização, que no caso, seria coletar corações para completar o Kingdom Hearts e tornar os Nobodies pessoas normais. Conforme a história vai avançando, Roxas descobre que ele e Xion estão muito ligados a Sora, o qual ele não sabe quem é. Assim, a história vai se desenvolvendo através da realização de missões que os líderes da Organização designam a cada um de seus membros.

No jogo normal, só é possível controlar Roxas, que tem o suporte de alguns membros da Organização durante certas missões. Cada membro ajuda de uma maneira diferente e todos possuem status diferentes, alguns são mais fortes, outros são melhores com magias e por aí vai. Porém, o jogo também conta com um "Mission Mode", onde é possível jogar com qualquer outro personagem, além de extras que são liberados com o fim do jogo. Também é possível reprisar qualquer missão concluída a partir do menu de pausa.


Mecânicas interessantes e inovadoras


KH 358/2 Days possui a jogabilidade clássica da série, com o mesmo estilo de menu secundário de batalha, acionável através do botão X. É possível correr pelos cenários para achar baús, emblemas e coletar mais itens. A novidade aqui é a mecânica de painéis, que eu achei muito boa. O jogador tem uma opção no menu que é a opção "Panels". Através desses painéis, é possível personalizar o personagem da maneira que o jogador desejar. Cada missão garante diferentes tipos de materiais e habilidades, que podem ser usados para sintetizar itens e habilidades novas através de uma lojinha especial. Com isso, o jogador é livre para escolher o melhor arranjo de habilidades que ele achar conveniente para cada missão, além de também ser possível salvar combinações como "decks". Esses painéis vêm na forma de magias, painéis de nível (aqui, cada vez que se ganha um nível, também se ganha um painel. Somente equipando os painéis de nível que o personagem progride), armas, habilidades e equipamentos diversos. A mecânica de painéis é algo bem intuitivo, e o jogador consegue se adaptar rápido e escolher as melhores estratégias.


Outro diferencial são as missões. A cada dia que passa, Roxas recebe diferentes missões em diversos mundos Disney. Algumas são obrigatórias para o progresso do jogo, outras são missões extras que garantem mais itens para o jogador. É bom fazer todas as missões para deixar o personagem mais forte. No final, não tive grandes problemas com os chefes finais, pois procurava realizar todas as missões e meu personagem estava bem poderoso por causa disso.


Garantia de muuitas horas de jogo

O jogo é relativamente fácil, com dificuldade ajustável, porém apenas no início do jogo, não sendo possível mudar a dificuldade no decorrer da jogatina. Como já foi dito, há o "Mission Mode", onde é possível jogar com qualquer membro da organização as missões realizadas. Ao finalizar, também são desbloqueados alguns extras, como personagens e modos novos. O jogo é bem extenso e ainda possui modos destraváveis, prolongando mais o tempo de jogatina.

Os gráficos do jogo são bons, e as cutscenes são muito bonitas, com algumas delas sendo mais caprichadas. Os mundos da Disney foram recriados com bastante primor, e muitos personagens clássicos fazem aparições no jogo. Para um jogo de portátil, esse KH tem uma qualidade muito boa.


Ainda bem que não levei em conta o que disseram das missões serem chatas. As missões do jogo são bem variadas, e o enredo, além do carisma dos personagens, lhe prendem na jogatina. Me diverti bastante jogando esse KH, e recomendo a jogatina para quem for fã da série ou não.



- Retro Quest status:
Total de jogos: 5/564
Jogos de NDS finalizados: 1/54
Kingdom Hearts 358/2 Days: Recomendado!

Acompanhe a Quest! 
Acesse também meu Backloggery!
Perfil no Alvanista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quest Log #07: Um run and gun clássico!

Iniciando a quest

Quest Log #01: A segunda aventura de Wario no GBC!